Aula expositivas de filosofia
Data da notícia: 11/04/2023
Emmanuel Levinas foi um filósofo judeu e sua teoria compreende na forma que os outros enxergam as pessoas como é desejado ser visto na sociedade, no qual é defendido que o outro deve ser utilizado como régua de medida para tais atitudes. Para identificar a verdadeira face do homem são necessárias entrevistas para que haja a transcendência, através da visão do rosto sob o outro. Diante dessa abordagem problematizadora, os alunos do 3 ETIM realizaram um trabalho teórico e prático que aprofundasse o conhecimento próprio e dos colegas. Em suma, foi feita uma avaliação geral, por meio de uma entrevista em duplas com uma estrutura teórica levinasiana, a fim de analisar se os alunos realmente transparecem seu verdadeiro rosto diante do outro. O trabalho foi feito por intermédio das aulas expositivas de filosofia, materiais disponibilizados pelo professor Cássio e diálogos entre os discentes para aprofundamento em sala e redes sociais. Através de um sorteio democrático, as duplas foram definidas e os alunos seguiram uma comanda estruturada, onde realizaram uma entrevista com sua dupla durante duas semanas, extraindo o que o outro pensa, sucedido de discussões sobre a essência dos membros e comparações com as suposições apresentadas, posteriormente seguido de uma reflexão sobre os que levam a tais impressões de como é possível melhorar e esclarecer o que está sendo sentido, no formato de seminários.
Espera-se que a teoria de Levinas na prática estimule a percepção do “eu” em se colocar no lugar do “outro”, no que se refere a interpretação, além de aprofundar as relações entre os alunos, para que conheçam sua verdadeira face, aprimorando por sua vez, a maneira de se apresentar às pessoas, estreitando relações mais verdadeiras, seja nas impressões frente a realidade, ou até mesmo na análise das diferenças entre elas no âmbito escolar.
Por meio deste trabalho foi possível transcender através das entrevistas, que proporcionaram aos discentes uma nova visão sobre eles mesmos. As suposições apontaram como em muitos momentos, eles se colocam na sociedade de forma divergente do que realmente pensam, cabendo uma reavaliação de como transpassar quem realmente são.